sábado, 19 de junho de 2010

Eu me visto para as mulheres...


Tentando traçar um histórico dos meus pensamentos para saber como cheguei a este assunto, logo achei o início. Recebi um e-mail qualquer, desses humorísticos, que a gente lê somente depois de deixá-lo uma semana esperando na Caixa de Entrada, quase que por prazer, ou talvez por vingança que falava sobre como mulheres demoram para se arrumar para um encontro e, em contrapartida, os homens nem ligam para o que elas estão vestindo e muito menos que demoraram tanto tempo para ficarem assim (ok, nem todos os homens, e também nem todas as mulheres mas segue o baile). Já fiquei meio revoltada com esse clichê barato, mas lembrei que era só um e-mail passado adiante para a lista de contatos inteira.

Mais calma, deparei-me no mesmo e-mail com uma frase que gostei. Decidi pesquisar mais à respeito. Aí foi o erro. Ou acerto!

Notei que muito se falava sobre a frase em diferentes blogs, de maneira crítica e, na maioria das vezes, "condenando" a mulher por se arrumar, gostar de se arrumar ou até por se arrumar em excesso(!), levando em conta que os homens não notam.

Peraí, peraí, peraí...
A frase era:
'Eu me visto para as mulheres e me dispo para os homens', da Angie Dickinson, atriz americana.

Concordo plenamente com a Angie: quem realmente repara na roupa e na produção de outra mulher é a mulher, mas daí dizer que por isso não é necessário nos arrumarmos, como se nos arrumássemos só por causa do homem que nos acompanha?

Mulheres vaidosas do meu Brasil,
hão de concordar que a nossa auto-estima se eleva e pra caralho quando fazemos uma boa maquiagem, sentimo-nos atraentes quando arrumamos o cabelo, pintamos as unhas. E quanto não vale uma pessoa com a auto-estima em alta?! É saudável e não custa nada.

Eu me visto e me arrumo, do jeito que eu quero, para que eu me sinta bem. Logo, eu me sentindo bem, a pessoa com quem estou está bem também, não necessariamente pela minha estética, mas pelo meu humor, meu alto-astral, justamente por estar bem comigo mesma.

Aí vem aquelas falando que não é só beleza exterior que importa e que há muito mais além disso. Mas é claro que há! E que bom que há. Coitado do Planeta, se tivesse que carregar somente corpinhos bonitos. Coitadas das pessoas que teriam que conviver apenas com corpinhos bonitos ao seu lado.

Não estou defendendo que a mulher deva se arrumar, mas que, se quiser, se arrume, gaste o tempo que for, troque de roupa quantas vezes quiser, até se atrasar uns minutinhos pode. Desde que se sinta bem consigo mesma. Isso é o que importa!

Mas bem... O que importa isso tudo? Afinal, esse texto vai ser só mais um no sistema de pesquisa do Google que faz um comentário crítico à respeito da frase da Angie Dickinson.

1 comentários:

Patsy disse...

Não é surpresa que a nova modice entre blogueiras nacionais e internacionais seja exibir seu próprio estilo. Para que acessar sites com fotos altamente narcisistas de outras pessoas, além de idealizar um 'existir' que não é o seu? E por que colocar na rede fotos de suas roupas, seus novos sapatos, acessórios diversos em um pseudo editorial criado para dar aquela falsa impressão de que tudo é 'super simples, fiz na pressa'?
As pessoas deveriam se vestir para elas mesmas. A recompensa é muito mais agradável quando tentamos agradar a nós mesmos.

(gostei bastante dos seus textos menina, voltarei mais vezes ^^)