O Halloween, dia 31 de outubro, é uma comemoração muito comum nos Estados Unidos. Foi levada aos norte-americanos, na verdade, por irlandeses imigrantes. Na véspera do Dia de Todos os Santos, o último dia do verão celta, as pessoas enfeitavam as ruas e suas casas com objetos assutadores, como caveiras e abóboras decoradas, para espantar os espíritos que saíam dos cemitérios para dar uma mordidinha nos corpos dos vivos. Os zumbis!
A data é chamada ainda de Dia das Bruxas por tratar-se de uma festa pagã. Quem festejava neste dia era condenado pela Inquisição à morte na fogueira, história já conhecida por todos. Após muitos anos que a Igreja Católica apropriou-se da festa e cristianizou a data. Foi quando nasceu o Dia de Finados, bela contradição, hein no dia 2 de novembro.
A presença do Halloween no Brasil é bastante recente. Deve-se principalmente à chegada da televisão e aos cursos de língua inglesa, que buscam vivenciar a cultura norte-americana com seus alunos.
Desde 2005, no dia 31 de outubro é comemorado também o Dia do Saci em terras tupiniquins, como forma de valorização à cultura do país.
Mas o povo brasileiro, festeiro que é, só quer saber de sair e beber no feriadão. Nada de doces ou travessuras, o que importa é se fantasiar e dançar a noite inteira.
Para os atrasadinhos, vão algumas dicas de fantasias. Quem já tem a sua, pode aproveitar de inspiração para o ano que vem ou para qualquer outra festa à fantasia! Chega de fantasminhas, bruxas e zumbis.
Pra quem tá a fim de uma peruquinha fácil...
MIA WALLACE, de Pulp Fiction
Porque basta se jogar na camisa branca, na calça escura deixando aparecer a sapatilha, no batonzinho marcado e no perucão chanel com franjinha. Só não pode esquecer de arrasar nas dancinhas all night long.
Pra quem tem um chapéu da estação passada em casa...
ALEX DELARGE, de Clockwork Orange
É só se vestir de branco. Calça e camisa. Põe um coturno nos pés. Bota o chapéuzinho. Ah, e não pode esquecer dos super cílios no olho direito! E tá pronto pra uma noite de muito horrorshow. Se tiver um saqueiro(?) e uma bengalinha estilo, melhor ainda.
Pra quem come quieto e não quer ser encontrado...
WALLY, de Where's Wally?
Camiseta listrada vermelha e branca, calça jeans, gorro listrado nas mesmas cores, óculos e bengalinha. Quer mais fácil e divertido ao mesmo tempo?
Pra quem tá a fim de mudar o cabelo...
DAVID BOWIE
Tem um gelzinho em casa? Então joga esse cabelo pra trás num topetão, pinta de vermelho, faz o raio colorido no olho e coloca a roupa mais estilo que tiver no quarda-roupa. Se quiser misturar as décadas, se joga na sombra azul e põe um tapa-olho que no Halloween tá valendo tudo.
Pra quem tá pensando em se casar... hehehe
A NOIVA DE CHUCKY
Fácil, fácil. Vestido de noiva, jaqueta de couro, coturno nos pés. Faz um olho bem preto, bem carregado. Uma boca também preta. E deixa essa raiz escura crescer!
Pra quem tem corpão (ou coragem!)...
MOULIN ROUGE
Exagera na make, no brilho, nas jóias, rendas e plumas. Só não deixa a cinta-liga de fora, hein.
acho um lusho esse clipe!
Pra quem tá a fim de um topete...
ROCKABILLY
Esse serve tanto para homens quanto para mulheres. E o melhor é que se tu gostar, pode seguir usando depois do Halloween.
Pega uma jaqueta de couro do pai, sobe num saltinho ou põe um coturno, se aproveita das bolinhas, oncinhas, zebrinhas, listrinhas nos vestidos e camisas e põe as tatuagens à mostra! Tudo pronto, abusa no fixador pra deixar o topete de pé a noite toda.
E pra quem quiser entrar mais a fundo no clima Halloween, pega a sua celebrs do momento preferida e mata ela!
Quer mais tendência que Lady Gaga, Pink, Katy Perry, Lindsay Lohan e Madonna zumbis?!