quarta-feira, 3 de março de 2010

Contact na parede. Já!

Desde março de 2009 moro com duas amigas de colégio minhas. Viemos as três de Santa Cruz do Sul morar na capital para estudar e decidimos alugar um apartamento de três dormitórios para dividir. Durante a busca, víamos apartamentos vazios e completamente brancos e broxávamos na hora. Era uma caixa branca gigante.

O último que visitamos era super bem localizado, central e perto dos nossos amigos, o custo estava dentro dos planos, tinha porteiros 24 horas e, o melhor, ele era pêssego!
As paredes da sala, do corredor e dos quartos eram pêssego! Achamos o máximo aqueles cômodos charmosinhos, com uma corzinha de fundo...
E, então, esse foi o escolhido!

Não demo-nos conta naquele momento, porém, que o branquinho é coberto por móveis coloridos e pode ficar uma maravilha, sem nem mesmo notar a cor da parede; o que não acontece com a parede colorida, a menos que seja uma cor que te agrade, combinada com os móveis. Hoje, depois de um ano aqui, já não aguento mais essas paredes me engolindo. Pensei em pintar de preto, de roxo, de vermelho, mas a mamãe cortou as asinhas, inteligentemente... Com quantas demões de tinta pêssego eu cobriria uma parede colorida?! Lembremos que o apartamento é alugado e, um dia, terei que entregá-lo do jeito que estava quando entramos.

Mas eu não estava satisfeita, queria mudar o meu quarto.
Foi aí que tive uma idéia: utilizar PAPEL CONTACT!
Li bastante à respeito na internet, fiz uma pequena pesquisa de preços nas maiores papelarias de Porto Alegre e me joguei na régua, tesoura e paninho úmido!
Aí vai...


O QUE É PRECISO para deixar a parede com a nossa cara, utilizando o papel contact:
régua
lápis (usei o 6B pois é mais forte)
caneta
tesoura
álcool
papel contact!
paninho
escada ou cadeira alta

Primeiro, tu deves medir exatamente o quanto de papel tu vais precisar.
Eu tracei a parede verticalmente de 15 em 15 centímetros; 15 seriam de papel contact preto e 15 ficariam na cor original, pêssego. Depois medi mais ou menos a altura da parede, sempre arredondando para um número maior.
Daí é só calcular certinho quantos metros serão precisos.
A minha, por exemplo, tem uns 2 metros e setenta centímetros de altura. Eu precisaria de seis tiras de 15 centímetros. Como o papel contact tem 45 centímetros de largura, eu precisaria de 5 metros e 40 centímetros de comprimento.
Acabei tendo que utilizar mais porque as minhas tiras ficaram com um pouco mais de 15 cm e porque o meu apartamento tem as paredes bastante tortas! Tive que cortar e colar de novo; um transtorno. Mas se as tuas paredes são retinhas, não te preocupa... Vai dar certinho!

Papel comprado, é hora de medir as listras no verso do papel, riscando com uma régua e uma caneta, para depois cortá-las.

Hora de voltar à parede: para melhor aderência, passe um paninho com álcool antes de começar a colagem. Isso tira os resíduos e ajuda a evitar as bolhas e imperfeições.

Agora pegue uma das tiras e segure, enrolada. Essa é a parte mais delicada!
Uma pontinha do papel deve ser descolada e grudada na parede.
Passe o paninho por cima para fixar direitinho e tirar as bolhas que ficaram por baixo.
Agora puxe mais uns 10 centímetros do papel fininho e vá passando o pano por cima.
Aos poucos, já com "o jeitinho", os pedaços podem ir aumentando, mas no início é importante ir de pedacinho em pedacinho para não formar bolhas. E sempre passando o paninho por cima, do meio para a borda, para que as bolhas saiam do meio do papel+parede. É ele quem vai tirar as bolhas.
É importante lembrar de conferir, antes da colagem, se o papel ficará reto na parte mais alta da parede!
Uma dica minha é cortar o papel fininho, que sobra, quando ele está muito grande, senão pode atrapalhar. Ah, e eu super indico começar embaixo e ir subindo! É mais fácil.

É só seguir fazendo isso até o teto, que está pronta a tua primeira listra! E acredite, as outras serão cada vez mais fáceis.


OBSERVAÇÕES
Cuidado! O papel contact é encontrado na largura de 45 centímetros. As atendentes falam em "meio metro", mas não é! 5 centímetros podem fazer a diferença! fizeram pra mim :(

Em Porto Alegre, a papelaria onde eu comprei foi a Casa do Papel e o metro do papel contact fosco colorido estava R$3,60. Achei em outros lugares por até R$5,00. Aí varia um pouco de uma cidade a outra.
Eu gastei R$19,80 na primeira compra e R$7,20 na segunda. Foi um total de R$27,00 para um quarto com outra cara e feito por mim mesma! Super vale a pena.

INSPIRAÇÕES
Reino Selvagem e comunidade do orkut Decoração - Faça você mesmo.

Era assim:

E ficou assim:

7 comentários:

Denise Akemi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nana Lima disse...

Ficou massa demais! ^_^

Anônimo disse...

ficou otimo, tbm to com uma parede listrada, mas eh pintada, os pintores quase enlouqueceram quando falei que queria as litras, hahaha


ah sim, sou a antimimesma xD

Márcia Murillo disse...

Show!!! Amei!

Leo Branco disse...

Oi Amanda,

Sou repórter da revista Sou Mais Eu!, da Ed. Abril. Estou procurando pessoas que fizeram decoração da parede da cozinha com papel contact. Você fez isso ou conhece alguém que tenha feito? Caso sim, entre em contato comigo. Estou nos emails leo.branco@abril.com.br e (11) 3037-2601. Aguardo seu retorno, se possível, ainda nessa sexta-feira. Atenciosamente, Leo

Anônimo disse...

Achei a idéia o máximo. E com certeza feito por nós mesmos tem outro gostinho.
Farei minha árvore sombreada!
Parabéns!

@Darlenedaronch disse...

ola! ficou realmente muito lindo!!!!
tambem moro em porto alegre, mas na casa do papel que fui só tinha contact com temas infantis, em qual das lojas tu foi? e em qual mais você encontrou? Vi alguns contatcs na internet imitando madeira, lindos! você ja viu em alguma loja aqui de poa? Desde ja agradeço!