sexta-feira, 26 de março de 2010

Do coelhinho...

Adoro dar presentes customizados em datas comemorativas e especiais. Claro, se a situação permite!
Há algumas páscoas venho confeccionando presentinhos deliciosos, ao invés de torrar a grana dos meus pais em ovos de páscoa nada a ver e que vem com pouquíssimo chocolate. oi, brinquedos!

Bem, para este ano tive uma idéia após ver o comercial na televisão da Cacau Show do ovo de páscoa Dreams. podem ver AQUI, o menino não é uma graça?! Ele vem com a casca recheada com trufa! Deve ser maravilhoso, como tudo o que eles fazem.

O ovo, pra mim, foi apenas o que lançou a idéia. É um pouquinho diferente o que eu vou fazer. Porém, essa criação vai pro papai e pra mamãe; um para cada. Logo, não tenho como tirar fotos e fazer um tutorial, pois vou fazê-los só na véspera. eu tento fazer um tutorial também, prometo! Mas para dar uma dica aos atrasadinhos que ainda não compraram chocolates, resolvi fazer bombons recheados com cereja e leite condensado para mostrar.

O legal é que dá pra fazer até mesmo em um dia que vem visita (sempre surgem elogios) ou quando simplesmente dá vontade de comer um chocolate diferente e incorpora a 'maria' no corpo.


Bem,
vamos aos INGREDIENTES!
1 barra de 500g de chocolate meio amargo
1 caixinha de leite condensado
cerejas em conserva
e ainda forminhas de bonbom, panela de pressão, congelador e microondas

A primeira coisa a fazer é
pôr a panela de pressão para ferver com água e o leite condensado dentro.
Aqui é delicado! Espera começar a chiar e conta 30 minutos, que ele fica no ponto. Eu deixei 5 minutos a mais e já ficou muito escuro (claro, se preferir mais escurinho, tipo doce leite, deixa 35 ou 40 minutos).
Outra coisa: pode usar o leite condensado de lata ou de caixinha, como preferir, mas se for usar a lata precisa deixar esfriar! Ao abrir, se estiver muito quente, ela pode explodir e queimar o seu rosto (acreditem, eu já me queimei assim). Particularmente, acho muito mais prática a caixinha na hora de rechear os bombons.


Enquanto isso, pode
derreter o chocolate no microondas.
Eu sugiro que diminua a potência para 80%, pelo menos, para não correr o risco de o chocolate queimar e endurecer. Põe uns 2 minutos e, se ainda houver pedaços inteiros, põe mais 1 minuto.
É melhor ter paciência antes, do que correr o risco de estragar o chocolate!

Com o chocolate pronto, pegue as forminhas e, com uma colher de chá,
forre-as com o chocolate.




Agora elas vão pro congelador.
Deixe uns 10 minutos, mas sem abrir-fechar, hein. Quando tirá-las do congelador, aponte contra a luz e veja se não ficou nenhum espaço transparente: é onde falta chocolate!
Se ficar na dúvida, põe mais chocolate e de volta pro gelo. Se a camada ficar muito fina, ela quebra na hora de tirar da forma. Cuidado.

Hora do recheio!
Com os "copinhos" bem durinhos, primeiro vai o
leite condensado, depois a cereja e, em seguida, pode ir mais um pouco de leite condensado.

Por último, é hora de
cobrir com chocolate.
Aí, então, volta pro congelador. Pode deixar até 30 minutos, pois quanto mais gelado, mais fácil é de tirá-los da forma.

Bem, a parte de tirar os bombons é fácil e eu, infelizmente, esqueci de fotografar.
ok, eu estava sozinha sujando as mãos e fotografando... não é super simples!
É só bater a forma de cabeça para baixo contra uma superfície limpa (pode ser a própria pia da cozinha, desde que limpa!). Se for difícil, tenta passar a mão em volta do bombom para que o calor separe-o da forma. Se mesmo assim não der, volta para o congelador por mais uns 15 minutos.

RENDIMENTO: em torno de 20 bonbons (:

Além da opção de recheio de cereja, podem ser feito com castanhas, nozes, passas, somente leite condensado, rum com leite condensado, brigadeiro, morango, uva... O importante é ter criatividade e fazer como gosta!

Uma boa páscoa para todos, muito chocolate e uma boa atividade física em Abril pra compensar! (;

2 comentários:

Josi disse...

hmmm coisa boa! até deu vontade de tentar...gostei da sugestão! :D
Beijoos ;**

Márcia Murillo disse...

Mas ah, prima... estão à venda?
Parabéns pela inciativa... adorei o BLOG. Tb tenho alguns, mas estou remodelando-os. Assim que finalizá-los, te envio os links.